fbpx

Por que Performance Total?

Propósito

“Aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa; objetivo, finalidade, intuito.” – Dicionário Houaiss.

Este é o primeiro elemento na fórmula da Performance Total. Filosoficamente, uma vida sem propósito não é uma vida que vale a pena ser vivida. É preciso entender com clareza quem sou eu, quais são os princípios que baseiam a minha conduta e quais caminhos devo escolher para viver; definir com clareza o que de fato eu entrego para a sociedade, minha essência, qual é a minha missão de vida, onde eu quero estar num futuro próximo ou distante, que valores defini para orientar as minhas escolhas.

Para as empresas, o propósito tem sido amplamente discutido como base da cultura organizacional, junto com a missão, a visão de futuro e os valores corporativos. O que faz realmente os clientes comprarem os seus produtos e serviços? Por que eles voltam? Por que os profissionais escolhem a sua empresa para trabalhar? Por que eles acordam cedo e “dão duro” o dia inteiro para ao final da jornada ter algo além do salário?

Uma empresa sem um propósito claro não é uma empresa que vale a pena ser cliente ou empregado.

Competência

O segundo elemento da fórmula da Performance Total é a Competência.

Para que o Propósito seja percebido e entregue para a sociedade, seja você uma pessoa ou uma organização, é preciso desenvolver e aprimorar competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Esse é o mínimo; o ticket de entrada para o show!

E para ser e ter Performance Total, é preciso diferenciação. Pessoal e empresarial.

Quais são os seus pontos fortes? O que você faz que só você faz ou faz de uma forma que ninguém faz? Qual é a sua proposta de valor? Ela é efetivamente diferenciada? O que você ou sua empresa faz que a torna única? Quais são os seus diferenciais competitivos ou da sua organização? O que você ou sua empresa faz para transformar clientes em fãs? Seu chefe é seu fã? O local onde você trabalha é inovador? Você é inovador? Quais são as suas competências essenciais ou da sua organização que moldam a identidade e dirigem a estratégia?

Resultados

O terceiro elemento da fórmula da Performance Total é Resultados. Para Performance Total, resultados é buscar o desempenho ideal e fazer uma entrega de valor absolutamente inesperada e acima do que foi estabelecido. É ser surpreendente; é ser 120%, no mínimo!

Como premissas para essa entrega de resultados surpreendentes é preciso:

  • Propósito: consciência e clareza do que faz valer a pena existir enquanto indivíduo e empresa.
  • Competência: conhecimentos, comportamentos e diferenciais estratégicos para a construção de uma proposta de valor única.

Para a entrega de Resultados é preciso um processo estruturado com o uso de metodologias e ferramentas de planejamento estratégico para a definição clara de objetivos, metas, rotas de ação, indicadores, responsabilidades e monitoramento, que permitam uma visão clara do caminho a ser seguido e em que os profissionais, de todos os níveis da organização, possam saber quais são os seus papéis, as suas responsabilidades e contribuições para os resultados finais.