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[ERA DIGITAL] O papel do RH na transformação digital efetiva

O último texto da série “A ressignificação do RH na Era Digital” tem como foco os líderes das empresas e como o RH pode ajudar a entender a dinâmica do ecossistema para gerar uma transformação digital efetiva.

O texto foi inspirado na palestra “O RH e a Transformação Digital”, ministrada por Helen Rosethorn, sócia da Prophet (www.prophet.com), durante o evento HSM HR Conference, que aconteceu em São Paulo no início de março.

De acordo com a executiva, o RH deve focar em três áreas para gerar a transformação digital de forma estratégica:
1) CULTURA: motivações e comportamentos;
2) ESTRATÉGIA: recursos e ações; e
3) LIDERANÇA: transformação digital.

 

Qual deve ser o seu próximo passo?
Primeiramente, que tal avaliar honestamente onde você se encontra na jornada da transformação digital? Relembrando o que mencionamos em ERA DIGITAL – A RESSIGNIFICAÇÃO DO RH:
:: Convencionalista
:: Experimentador
:: Apoio tático
:: Modelador de cultura
:: Parceiro estratégico
:: Provocador

 

Hora da ação!

Se a Liderança se enquadrar em Convencionalista & Experimentadora:

:: Garantir o alinhamento da liderança de RH com uma visão compartilhada;
:: Os líderes de RH devem se posicionar com seus pares de Marketing e TI para construir uma estratégia digital coerente para a empresa toda; e
:: Assumir os recursos e talentos futuros é um ingrediente essencial para a transformação.

 

Se a Cultura estiver menos avançada, com atraso no comportamento digital:
:: Mudar a cultura interna dentro do RH e recompensar o pensamento inovador;
:: Recrutar talentos não tradicionais, que sejam disruptivos;
:: Líderes de RH devem construir uma visão da cultura necessária para apoiar a mudança digital; e
:: Testar experiências digitalmente nativas para mudar a cultura de RH.

 

Se a Estratégia não estiver clara sobre como o RH apoiará a mudança digital:
:: Articular a função do digital em todas as especialidades de RH;
:: Criar uma estratégia digital específica para o RH que englobe e apoie a estratégia digital geral da empresa; e
:: Garantir que o RH esteja contribuindo plenamente com a estratégia dos negócios, especialmente com a função das pessoas na transformação digital.

 

Para concluir, pergunto aos meus colegas profissionais de Recursos Humanos: estamos prontos para começar incentivar o uso de novas tecnologias e ferramentas nas empresas?

Leia também:
ERA DIGITAL – A RESSIGNIFICAÇÃO DO RH
ERA DIGITAL – RH E SUAS BARREIRAS PARA A INFLUÊNCIA ESTRATÉGICA
ERA DIGITAL – TENDÊNCIAS: O RH COMO PROTAGONISTA DA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS



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